Exclusivo

Fisga

“O homem é um ser extremamente vulnerável”: a gritante democracia dos desastres naturais (ou porque é que isto anda tudo ligado)

Os desastres naturais estão por toda a parte e são um dos raros elementos ‘bem’ distribuídos neste mundo global. Há dez países com maior risco de os sofrerem, mas mesmo os menos expostos podem ser extremamente vulneráveis

Cada vez mais, e graças aos seres humanos que o habitam, o mundo é um lugar estranho. Tudo parece estar a falhar em perigosa simultaneidade, entre pobreza, guerras, atentados graves contra as democracias e desastres naturais. O que agora se conclui é que esta disfunção generalizada não se deve a acontecimentos apenas simultâneos, mas fortemente ligados entre si. Segundo o WorldRiskReport 2024, esta interconexão e multiplicidade são relevantes ao ponto de o novo relatório as focar como tema central.