Exclusivo

Fisga

Satélite Aeros: oito segundos para mais uma jornada portuguesa no Espaço

Trinta anos depois do lançamento do primeiro satélite nacional, Portugal regressa ao Espaço com um nanossatélite que descolou esta semana de uma base da norte-americana SpaceX, de Elon Musk. Destinado a estudar o oceano Atlântico e, em particular, a costa portuguesa, o seu sucesso pode ser mais um passo na história espacial portuguesa.

1972

Berço de Portugal no Espaço

No mesmo ano em que decorre, em Viena, a Conferência das Nações Unidas sobre a “Utilização Pacífica do Espaço Exterior Atmosférico”, nascem as atividades portuguesas para o espaço exterior.


1993

O primeiro satélite

Em setembro, o PoSat-1, o primeiro satélite português, é lançado para o espaço, a partir da Guiana Francesa, a bordo do voo 59 do foguetão Ariane 4. Representando um investimento de €5 milhões, este microssatélite de 50 quilos é criado com o intuito de durar sete anos.


1995

Transmissões militares

Portugal começa a participar nas operações das Nações Unidas em Angola e, um ano depois, envia militares para a Bósnia-Herzegovina, para participarem nas operações de manutenção de paz. O PoSat-1 mostra-se útil nestes dois países, sendo utilizado pelos militares portugueses para a transmissão de mensagens.


2000

Membro da ESA

Portugal faz-se membro de pleno direito da Agência Espacial Europeia, tornando-se o 15º Estado-membro da ESA. Isto impulsiona o desenvolvimento de projetos deste sector com as universidades.


2006

Órbita descendente

Excedendo o tempo de vida, o PoSat-1 está funcional e com comunicações regulares com a Terra durante 13 anos. Em 2006 deixa de dar sinal e fica à deriva numa órbita descendente, devendo desintegrar-se na atmosfera terrestre perto de 2043.


2019

Portugal Space

Dois anos depois da criação do AIR Centre — Centro de Investigação Internacional do Atlântico (rede de colaboração internacional para dar resposta a prioridades locais no oceano Atlântico), é fundada pelo Governo português a Agência Espacial Portuguesa — Portugal Space. Com sede nos Açores, destina-se a fortalecer e a promover a aposta do país no Espaço.


2020

Projeto Aeros

Nasce o projeto Aeros, a partir de um consórcio português liderado pelo centro tecnológico CEiiA e pela empresa Thales Edisoft. Com um investimento de €2,78 milhões, combina investimento público (do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e privado.


2024

Regresso ao Espaço

Pela segunda vez, um satélite português é lançado para o Espaço. Chama-se Aeros, é um nanossatélite de 4,5 quilos e seguiu a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolou de uma base da empresa SpaceX, de Elon Musk, nos Estados Unidos, para estudar o oceano Atlântico, em especial a costa nacional.