1986
Raízes do Norte
Nasce em Valongo, filho de uma empregada fabril da indústria automóvel, onde vive durante uma década e onde frequenta a escola primária até à quarta classe. Desperta para a gastronomia, ajudando na cozinha de casa. Ingressa na Escola de Hotelaria em 2000, quando se muda para Portimão. Termina o curso de cozinha e pastelaria em 2007.
1999
Descobrir as estrelas
Ao ver uma notícia sobre a segunda estrela atribuída ao Vila Joya, descobre o mundo da alta cozinha e decide que queria seguir a carreira de cozinheiro. Começa a investigar e a ler tudo o que encontra sobre o mundo dos restaurantes estrelados, quer em Portugal quer no resto da Europa.
2007
A primeira vez na cozinha
Estreia-se como cozinheiro no restaurante Pimenta Preta, no Carvoeiro. Num jantar com o chefe Bertílio Gomes percebe que a cozinha é muito mais do que a que ali fazia, e, na própria noite do jantar, uma quarta-feira, começou a enviar currículos para restaurantes. Recebe a resposta do restaurante Ferme Saint Simion na sexta-feira e parte para França no domingo seguinte, apenas com €200 no bolso.
2009
Estrela na Hungria
Aventura-se em Budapeste, na Hungria, a 1 de janeiro, assumindo uma posição no restaurante Costes, de onde tinha saído o amigo Miguel Rocha Vieira. A 16 de março o Costes conquista a primeira estrela Michelin de Budapeste.
2014
Ganhar a sul
Regressa ao Algarve para liderar o restaurante Bon Bon, de Nuno Diogo, conquistando a primeira estrela Michelin em 2015, com apenas 29 anos, tornando-se o mais jovem chefe português a ganhar o galardão.
2017
Chefe do futuro
Foi distinguido com o Prix au Chef de L’Avenir, prémio da Academia Internacional de Gastronomia, que reconhece a projeção e o talento de jovens chefes promissores a nível internacional.
2018
A segunda estrela
Em julho assume a cozinha do restaurante Vistas do Monte Rei Golf & Country Club, onde, no ano a seguir, volta a conquistar uma estrela Michelin, a primeira do Sotavento algarvio. Dá o nome ao restaurante em 2020, passando a chamar-se Vistas Rui Silvestre.
2024
Perto do céu
Assume a liderança do premiado Fifty Seconds, em Lisboa, depois da saída de Martín Berasategui. Faz o primeiro serviço dia 5 de maio, com uma ementa baseada em peixe e marisco. O mar é, para Rui Silvestre, uma das principais inspirações.