São quatro as cidades portuguesas candidatas a Capital Europeia da Cultura 2027. Aveiro, Évora, Braga e Ponta Delgada continuam na corrida depois de uma fase de pré-seleção que desqualificou, em março deste ano, oito possíveis aspirantes. Cada cidade foi submetida a um processo de escrutínio, cujo critério se rege pela melhor proposta para um desenvolvimento cultural estratégico a longo prazo.
A decisão final recai sobre um painel de onze peritos independentes, escolhidos pelas autoridades nacionais competentes (no caso, o Ministério da Cultura) e pelas instituições e organismos da União Europeia (Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia, Comissão Europeia e Comité das Regiões).
Os jurados reúnem-se esta segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de dezembro, respetivamente, no Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa. Local onde, na quarta-feira, dia 7 de dezembro, às 16h, será publicamente anunciada a Capital Europeia da Cultura 2027, numa conferência de imprensa com direito a transmissão streaming nas redes sociais do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC). A vencedora receberá uma verba de 25 milhões de euros.