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A Revista do Expresso

Ensaio ao Mitsubishi Eclipse Cross: híbrido e com tração total

Um SUV mais igual que os outros: 4x4 e motor híbrido

As pessoas em geral gostam dos SUV porque são versáteis, espaçosos e têm uma posição de condução mais alta. E porque é moda, claro. Quando se trata de sair do asfalto e entrar em caminhos não pavimentados é que podem ser elas. Ainda que sejam mais altos que os automóveis comuns e que possam ter um controlo eletrónico de tração mais aperfeiçoado, só têm tração ao eixo da frente. Uma simples lama superficial ou uma rampa em terra um pouco mais inclinada ou abaulada e podemos ficam em apuros. Não é retórica: já me aconteceu e precisei da ajuda de um jipe a sério para me desenvencilhar...

A nova versão do Mitsubishi Eclipse, agora designada Cross, traz algumas novidades neste domínio e já nos permite algum à vontade (ainda que sem exageros) fora de estrada. Vejamos porquê. Tem dois motores elétricos, cada qual em seu eixo, o que garante tração total. São 82 cv e 137 Nm à frente e 95 cv e 195 Nm atrás. Já dá para não atascar na primeira armadilha do caminho. A tração é portanto sempre elétrica e garantida por uma bateria que tanto pode carregar na tomada como em andamento, graças a um terceiro motor, este térmico, a gasolina, debitando 98 cv e garantindo 193 Nm de binário. Nada disto se soma aritmeticamente e portanto a potência combinada é de 201 cavalos.