Revista de imprensa

Mais de 500 mil condutores perderam pontos na carta de condução nos últimos sete anos

Desde que o sistema da carta por pontos entrou em vigor em 2016, 2607 infratores já tiveram o título de condução cassado

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indicam que mais de 571 mil portugueses perderam pontos na carta de condução nos últimos sete anos, desde que este sistema passou a vigorar em 2016, escreve esta quinta-feira o “JN”.

Só no último ano, ainda de acordo com os mesmos dados divulgados pela ANSR, mais de 173 mil portugueses perderam pontos na carta de condução, o que representa um aumento de 43% face aos restantes seis anos.

Há atualmente 2538 infratores que possuem apenas quatro ou cinco pontos na carta, o que os obriga a frequentar ações de formação de segurança rodoviária. Há também 4240 condutores com três ou menos pontos, o que quer dizer que têm de se submeter novamente a uma prova teórica de condução.

Desde que o modelo por pontos foi implementado, 2607 portugueses perderam todos os 12 pontos, o que resultou na cassação do título de condução. Estes condutores ficam sem poder conduzir durante dois anos e têm de realizar novo exame de condução.

O sistema da carta por pontos foi implementado a 1 de junho de 2016. A cada condutor são atribuídos 12 pontos, que vão sendo descontados em função das infrações cometidas.