Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indicam que mais de 571 mil portugueses perderam pontos na carta de condução nos últimos sete anos, desde que este sistema passou a vigorar em 2016, escreve esta quinta-feira o “JN”.
Só no último ano, ainda de acordo com os mesmos dados divulgados pela ANSR, mais de 173 mil portugueses perderam pontos na carta de condução, o que representa um aumento de 43% face aos restantes seis anos.
Há atualmente 2538 infratores que possuem apenas quatro ou cinco pontos na carta, o que os obriga a frequentar ações de formação de segurança rodoviária. Há também 4240 condutores com três ou menos pontos, o que quer dizer que têm de se submeter novamente a uma prova teórica de condução.
Desde que o modelo por pontos foi implementado, 2607 portugueses perderam todos os 12 pontos, o que resultou na cassação do título de condução. Estes condutores ficam sem poder conduzir durante dois anos e têm de realizar novo exame de condução.
O sistema da carta por pontos foi implementado a 1 de junho de 2016. A cada condutor são atribuídos 12 pontos, que vão sendo descontados em função das infrações cometidas.