Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro e ex-presidente do PSD, é o candidato preferido dos portugueses à Presidência da República, ainda que com apenas 15,8% das intenções de votos, mostra uma sondagem feita pela Intercampus para o “Correio da Manhã”/CMTV e o “Jornal de Negócios” divulgada esta sexta-feira.
António Guterres, atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ex-primeiro-ministro e antigo secretário-geral do PS, é o segundo candidato presidencial preferido entre os inquiridos: conseguiria 13,5% dos votos.
Já António Costa ocupa o terceiro lugar desta lista, mostra o mesmo barómetro. Ainda que ligeiramente, a preferência do chefe de Governo entre os eleitores cresceu de 9,6% em novembro para 10,6% neste mês.
Por outro lado, o almirante Henrique Gouveia e Melo, que coordenou a task-force para a vacinação contra a covid-19, caiu para o quarto lugar (10%), deixando de ser o candidato preferido para substituir Marcelo Rebelo de Sousa.
A sondagem da Intercampus foi efetuada entre 3 e 10 de fevereiro e, no total, foram inquiridas 602 pessoas com mais de 18 anos residentes em Portugal continental.