O conselho de deontologia de Lisboa da Ordem dos Advogados(OA) abriu uma averiguação preliminar ao advogado Pedro Pardal Henriques, representante legal e vice-presidente do Sindicato Nacional Motoristas Matérias Perigosas (SNMMP), avança o “Público” esta quinta-feira. Em causa está uma queixa por burla, que poderá ou não ser transformada num processo disciplinar.
A possibilidade das ligações do advogado ao mundo empresarial poderem ser incompatíveis com o exercício da advocacia têm suscitado alguma apreensão de colegas, garante o jornal.
Pardal Henriques, que só está inscrito na OA há dois anos, é sócio de uma firma de mediação imobiliária desde 2007. Todavia, segundo o advogado, a empresa nunca funcionou.
O representante legal do SNMMP tem ainda participações em outras empresas de trabalho temporário assim como de consultoria de gestão e saúde. Nesta última área, revelou a “TVI”, Pardal Henriques foi sentenciado em 2011 por insolvência culposa, ficando inibido de administrar os bens de sociedades comerciais ou civis, empresas públicas e cooperativas durante sete anos.
Pardal Henriques ao lado de Marinho e Pinto
Segundo o “Diário de Notícias” esta quinta-feira, Pedro Pardal Henriques está prestes a entrar na vida política. O jornal escreve que o representante legal do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) será cabeça-de-lista no círculo de Lisboa pelo Partido Democrático Republicano, iniciativa política de Marinho e Pinto, nas eleições legislativas.
Pelo que o “DN” apurou, Marinho e Pinto deverá também ser cabeça-de-lista - mas pelo círculo do Porto.