Revista de imprensa

Eleições europeias: sondagem dá PSD e PS empatados nas intenções de voto, ambos elegem oito eurodeputados

A lista encabeçada por Pedro Marques, ex-ministro das Infraestruturas, recolheu 33,6% das intenções de voto dos portugueses ouvidos, enquanto a lista de Paulo Rangel, eurodeputado social-democrata, conseguiu 31,1%

ANTÓNIO COTRIM

A pouco mais de um mês das eleições para o Parlamento Europeu, PSD e PS aparecem praticamente empatados nas intenções de voto numa sondagem da Aximage, publicada esta quinta-feira no “Jornal de Negócios” e no “Correio da Manhã”.

A lista encabeçada por Pedro Marques, ex-ministro das Infraestruturas, recolheu 33,6% das intenções de voto dos portugueses ouvidos, enquanto a lista de Paulo Rangel, eurodeputado social-democrata, conseguiu 31,1%.

A confirmarem-se estas percentagens, ambos os partidos iriam eleger oito eurodeputados, ou seja, o PS iria eleger o mesmo número de representantes que em 2014 - um resultado aquém das expectativas; já o PSD iria ganhar um deputado por comparação com há cinco anos.

Recorde-se: nas últimas eleições europeias, PSD e CDS concorreram em conjunto pela lista “Aliança Portugal” e elegeram sete eurodeputados.

De acordo com a mesma sondagem, a CDU aparece na terceira posição com 9,4% das intenções de voto, sendo seguida de perto pelo Bloco de Esquerda com 8%. Por sua vez, o CDS poderá ficar-se pelos 6,8%. Tanto a Aliança como o PAN conseguiram apenas convencer 1,3% dos portugueses.