Revista de imprensa

Caixa, BCP e Novo Banco avançam com processo contra Joe Berardo

Joe Berardo deve à Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco perto de mil milhões de euros

António Pedro Ferreira

Joe Berardo deve à Caixa Geral de Depósitos, BCP e Novo Banco perto de mil milhões de euros e todas as negociações com o comendador, ao longo dos últimos meses, para a liquidação da dívida têm falhado. Devido a isto, estas três instituições financeiras vão agora avançar em conjunto com um processo judicial contra o empresário Joe Berardo para tentar liquidar parte da dívida de 980 milhões de euros, revela o “Correio da Manhã” esta segunda-feira. A última tentativa de acordo gorada data de janeiro deste ano.

Segundo o matutino, os três bancos haviam apresentado uma proposta que tinha tinha como eixo central a Fundação Berardo e a coleção de obras de arte. Esta operação implicava que os bancos aceitassem um perdão considerável da dívida do empresário madeirense e era considerada de alguma complexidade financeira, nota o “CM”.

O principal ativo para os bancos seriam as obras de arte que integram a coleção e cuja avaliação levanta dúvidas. Perante a recusa de Joe Berardo, os três bancos optaram agora por avançar pela via judicial.