ARQUIVO Notícias

O nécessaire do estudante

Fizemos uma lista de tudo o que precisa levar se vai estudar para longe de casa. Imprima para não se esquecer de nada essencial.

Maria Martins (www.expresso.pt)

BÁSICO

Roupa de cama: não vai para um hotel, por isso é fundamental levar os seus lençóis - mas assegure-se que sabe a medida da cama. Cobertura de colchão: é uma peça essencial quando não se sabe quem já dormiu naquele colchão. Chinelos: de certeza que não vai querer andar descalço numa casa desconhecida. Secador de cabelo: numa fase em que terá de conquistar novos amigos precisa de toda a ajuda para ter uma imagem impecável. Cabides: é muito provável que nas primeiras semanas a roupa só vá saindo das malas à medida que vai precisando dela, mas com o tempo, convém ter um sítio para a pendurar. Toalhas: leve duas de rosto e dois lençóis de banho, e não se esqueça de as lavar com frequência. Roupa: adequada a todas as estações. Vai precisar de um casaco bem quente para enfrentar o inverno, roupa prática para usar todos os dias, mas também de uma ou outra peça para uma ocasião especial. Como não faz ideia como os seus novos colegas se vestem, é melhor ir preparado para (quase) tudo. Artigos de higiene: se não quer começar a gastar dinheiro logo no primeiro dia, leve consigo champô, gel de banho, sabonete, escova e pasta de dentes, gel para o cabelo e desodorizante. Aromatizadores: como não vai ter a mãe para lhe lavar a roupa todos os dias, é aconselhável habituar-se a arejar os jeans e os casacos depois de os usar, e a ter no roupeiro e nas gavetas aromatizadores que deixarão a roupa com um cheiro mais agradável. Carregador do telemóvel: esta talvez seja a fase da vida em que o telemóvel lhe vai fazer mais falta, por isso nem arrisque! Auriculares: perfeitos para o ajudar a adormecer com as suas músicas preferidas ou para o manter acordado nas primeiras aulas da manhã.

COZINHA

Comida básica: feijão, massas, arroz, cereais, bolachas, conservas de peixe e carne, chocolate, chá... tudo o que lhe permita sobreviver nos primeiros tempos sem gastar muito dinheiro. Tachos: levar um tacho ou uma panela é ótima ideia, mas não exagere. Se os companheiros de casa tiverem a mesma ideia, depois não há onde as guardar. Pratos e talheres: dois de cada são suficientes e, de preferência, que se distingam facilmente dos habituais, para não haver confusões. Livro de receitas básicas: se a cozinha nunca foi o seu forte e nem faz ideia como se liga um fogão é fundamental ter um manual que lhe diga como se faz um esparguete à bolonhesa, uma massa com atum, uma omeleta de queijo e fiambre. Saca-rolhas: não faz parte dos primeiros objetos que se lembra de atirar para a mala, mas vai dar-lhe um jeitão para receber os primeiros amigos no seu novo espaço. Não ocupa espaço e são indispensáveis. Detergentes: se os seus pais o vão levar de carro à nova casa, estes são artigos que deve tentar levar consigo - com sorte vai durar-lhe até ao Natal.

PAPELADA

Cartões: cidadão, contribuinte, multibanco. Documentação: tudo o que precisa para provar que está inscrito na faculdade ou para pedir uma bolsa de estudo ou apoio social se for necessário. Números de telefone: os amigos e a família vão deixar de estar tão à mão, por isso leve os números de telefone de toda a gente, e também os da antiga e da nova escola, de um ou outro professor a quem valha a pena telefonar para trocar impressões e do seu médico de família.

ELECTRÓNICA

Portátil: é a escolha óbvia. Provavelmente nem vai ter espaço para um computador fixo no quarto, e um portátil vai ser útil para fazer trabalhos de grupo na faculdade. Mp3 ou iPod: se ainda não tem um, peça-o de prenda de Natal. É a companhia perfeita para o caminho entre casa e faculdade e também para adormecer. Pen USB: essencial para transportar os apontamentos e os trabalhos. Mini-aspirador: se a limpeza da casa não for exemplar, pode fazer a sua parte sem ter de pedir nada a ninguém.

RECORDAÇÔES DE CASA

Fotos de família: hoje transporta-se os amores nos telemóveis, mas quando estiver longe da família, talvez lhe saiba bem poder olhar para uma foto em papel dos pais e dos irmãos, ou do seu grupo de amigos. Posters: desde que consiga aplicá-los na parede sem a estragar, são uma boa forma de dar alma a um espaço incaracterístico. Caixas para arrumação: viver os próximos três anos num quarto pouco maior que uma caixa de sapatos obriga a uma rigorosa organização e arrumação, sob pena de não conseguir circular lá dentro e perder horas à procura do que precisa. DVD: pode nem ter tempo para ver televisão durante a semana, mas vai precisar de companhia naqueles fins de semana em que todos os amigos vão a casa e você tem de ficar a estudar.

O QUE NÃO PRECISA DE LEVAR

Televisão: ocupa imenso espaço no quarto e impede-o de conviver. Além disso, para que quer uma televisão se não tem os pais para lhe pagarem os canais de cabo? Carro: despesa. Despesa. Despesa. É preferível que os seus pais paguem um pouco mais por um local próximo da faculdade ou onde lhe seja fácil apanhar transportes.