ARQUIVO Notícias

Nova espécie de vespa recebe nome da saga Harry Potter

A Ampulex Dementor é natural da Tailândia e recebeu o seu nome como resultado de uma votação aberta ao público pelo Museu de História Natural de Berlim.

Tal como os dementores, as vespas convertem as baratas em mortos-vivos que depois controlam
Flickr

São conhecidos como os guardiões da prisão de Azkaban e uns dos monstros mais marcantes da saga Harry Potter. Agora, os Dementors dão o salto para a realidade com uma nova espécie de vespa a receber o seu nome em homenagem a estes espíritos.

A associação resulta da capacidade que as Ampulex Dementor têm de paralisar completamente o sistema nervoso das suas vítimas (habitualmente baratas) tal como os Dementors convertem as pessoas em 'mortos-vivos' ao sugar-lhes as almas.

As vespas inserem uma toxina mortal no cérebro das baratas que as coloca sobre o seu controlo total. Conduzem-nas de seguida a um local escondido, onde colocam um ovo que, passado uns dias, choca. A larva resultante come então a 'carcaça' onde nasceu.

O nome foi um dos quatro sugeridos pelo Museu de História natural de Berlim numa votação aberta ao público para designar a espécie descoberta na Tailândia. Os Dementors foram os vencedores inequívocos, numa iniciativa que os responsáveis da instituição esperam repetir.