ARQUIVO Notícias

Como ir vestido para a entrevista de emprego

Sabia que 60% das primeiras impressões são formadas com base na linguagem corporal e naquilo que veste? É isso mesmo, a aparência conta, e muito, numa entrevista de recrutamento.

(www.expresso.pt)

O que usar numa entrevista de trabalho não tem de ser um quebra-cabeças, mas tem de ser pensado. Não corra o risco de acordar atrasado e vestir a primeira peça de roupa que lhe vier à mão. Isso pode custar-lhe a vaga. "O nosso primeiro impacto é importante", avisa Marco Vilela Gomes, associate director da Ray Human Capital.

Deve vestir-se de acordo com a cultura da empresa, mas também sentir-se confortável com o que usa. Se não está habituado a vestir fato ou usar gravata, ou se levar um vestido muito apertado, vai sentir-se incomodado e irritadiço ao longo da entrevista e não se concentrará na conversa como deveria. Já basta o nervoso miudinho provocado pela ansiedade em corresponder - ou mesmo, superar - as expectativas do entrevistador, não vale a pena criar mais incómodos desnecessários.

Que roupa escolher

"Em caso de dúvida, uma apresentação formal é sempre ajustada, dado que se trata de um contexto de avaliação", explica Mafalda Figueiredo, consultora senior da Egor. Se ainda não comprou um fato, está na altura de o fazer. Deverá estar preparado para ir a uma entrevista de emprego ou para um estágio, a qualquer momento. Escolha um fato azul ou cinza, uma camisa branca ou azul clara, meias escuras e sapatos discretos. Pode arrojar um pouco na gravata, mas não abuse - cores demasiado vivas ou desenhos de animais são dispensáveis, e deve evitar ostentar marcas.

Se nos homens o fato e gravata são a indumentária a usar, já as mulheres poderão ter mais alternativas , "mas deverão considerar um estilo clássico e sóbrio", diz Marco Vilela Gomes. Um fato liso ou um vestido com um corte direito e nunca demasiado curto, serão opções seguras.

Usar as medidas corretas

Para não ter surpresas, é melhor experimentar na véspera as roupas que pretende usar na entrevista. Depois das festas natalícias não seria de estranhar que tivesse engordado um quilo ou dois, o que é suficiente para o deixar espartilhado no colarinho de uma camisa ou a compor um vestido de cada vez que se mexe na cadeira.

É importante que a roupa corresponda às suas medidas. Punhos que assentam no sítio certo e calças que não deixam ver as meias (quando está de pé, claro!) ajudam a construir uma boa imagem e mostram que está preparado para o que o espera.

Respeitar o dress code

Alguns candidatos pensam que não precisam de se adequar à imagem da empresa porque são apenas estudantes, mas esta é uma ideia errada. É uma prova de maturidade e bom senso, apostar numa imagem cuidada. Afinal, se está a candidatar-se a um emprego é porque pretende deixar de ser apenas estudante. "Numa entrevista de emprego existe sempre um dress code que se deve respeitar", acrescenta Ana Isabel Santos, directora de Recursos Humanos da Triumph. Mesmo que se candidate a uma empresa onde o look casual parece 'obrigatório',como as agências de publicidade ou as empresas de tecnologia, não arrisque, e aposte na naturalidade, simplicidade e descrição no vestuário.