ARQUIVO Notícias

20 coisas que um caloiro precisa saber

A primeira semana na universidade é um cocktail de liberdade e ansiedade. Saiba o que esperar.

Maria Martins (www.expresso.pt)

1.Vai conhecer tantas pessoas na semana do caloiro que é impossível fixar o nome de todas. De repente as pessoas parecem brotar como cogumelos para todos os lados que se vire, e todos metem conversa, todos perguntam onde é a papelaria ou o bar, e todos convidam para um copo. É impossível recordar o nome de tanta gente.

2.Não pense que vai encontrar colegas mais maduros que os do liceu, porque não vai. Se pensar bem, entre o fim do liceu e o início da faculdade só passaram... 3 meses! Ninguém ganha maturidade em tão pouco tempo.

3.Vai levar coisas que não usa. Os dois sacos de água quente que a sua avó lhe meteu na mala, provavelmente nunca sairão de lá, bem como aquela camisa de folhos que comprou nos saldos, mas que já percebeu que nunca conseguirá passar a ferro depois de usar a primeira vez.

4.Aproveite todas as ofertas e vouchers. Se não conseguir usá-los todos, partilhe com os novos amigos (é uma boa forma de consolidar amizades).

5.Fazer amigos é fácil. Não seja tímido, nem tenha vergonha. Todos os caloiros estão no mesmo barco. Todos querem fazer novos amigos.

6.Vai ser atacado pela gripe do caloiro. A primeira constipação longe dos cuidados da mãe deixa-o de rastos. Vai atirá-lo para a cama dois ou três dias - pelo menos...

7.Prepare-se para responder às mesmas perguntas vezes sem conta. Cada pessoa com quem troca um olhar de mais de 3 segundos, vai perguntar-lhe o nome, de onde vem e qual o seu curso. Não tente inventar histórias, pois as pessoas falam umas com as outras e, além disso, se a amizade pega, depois terá de repor a verdade dos factos, e esta não é uma boa forma de iniciar uma amizade, pois não?

8.Não precisa de comprar todos os livros recomendados. Lembre-se que tem muito onde gastar o seu dinheiro, sem ser nas propinas e em livros. Não o podemos sugerir que fotocopie os livros dos colegas - uma prática muito comum, como rapidamente perceberá -, mas podemos aconselhá-lo a frequentar a biblioteca da escola.

9.Os seus pais vão ligar-lhe todos os dias, no início. E prepare-se porque calha sempre naquelas alturas em que atender o telefone aos pais não o ajuda a marcar pontos na popularidade juntos dos novos colegas.

10.A Wikipedia é o seu guilty habit. Você sabe que já no liceu não era suposto recorrer a ela, mas é garantido que vai continuar a fazê-lo na faculdade.

11.Use o cartão de estudante à exaustão. Não tenha receio de perguntar em todo o lado se há desconto para estudantes, pois muitas vezes há mesmo.

12.Abra uma conta jovem, mas recuse o cartão de crédito. Ter uma conta especial para estudantes pode dar-lhe alguns benefícios interessantes, mas fuja do cartão de crédito como o diabo da cruz - só vai trazer-lhe dissabores, acredite.

13.Há sempre alguém mais inteligente. Pode ter tirado as melhores notas do seu ano no liceu, mas não se surpreenda se não for o melhor na faculdade. A maioria dos génios leva os estudos realmente a sério e a concorrência torna-se mais feroz. Encare isso como um desafio.

14.Use um símbolo da sua faculdade. Não precisa de ser ostensivo, pode até ser um simples porta-chaves ou uma caneta, mais vai ajudá-lo a sentir-se mais integrado e pode ser um desbloqueador de conversa em algumas situações.

15.Escolha uma boa companhia. Não é difícil encontrar logo nos primeiros dias alguém com quem tem mais empatia, química, e de quem se torna facilmente inseparável. Esta pode ser a pessoa que vai estar ao seu lado durante todo o curso ou, quem sabe, tornar-se um amigo para vida.

16.Integre-se nas atividades da faculdade. É uma óptima forma de conhecer pessoas e de evitar a solidão. Praticamente todas as escolas têm grupos de teatro e várias atividades desportivas. Inscreva-se. Com organização conciliará tudo e ainda marca pontos no currículo.

17.Não vá a casa todos os fins-de-semana. Os seus companheiros de casa vão achar que é um(a) menino(a) da mamã e até os seus pais vão ficar preocupados - ainda que estejam mortinhos para que você apareça.

18.Haverá sempre uma qualquer história sobre si. Só não tem direito a história quem passa completamente despercebido na escola, o que talvez não seja a sua ambição. Ou porque caiu à entrada do anfiteatro, confundiu um professor com um aluno, ou entornou a sopa no bar, é normal tornar-se conhecido por uma razão que não é exatamente aquela que mais gostaria.

19.Descobre que é possível sobreviver com um Donuts e várias bicas. Não necessariamente por falta de dinheiro, mas por falta de tempo para comer no meio de tanta agitação. É importante que tenha cuidado com a alimentação, pois é fácil que esta receita se repita dias e dias.

20.O tempo passa a correr. A universidade começa e termina num abrir e fechar de olhos e estes podem ser os anos mais divertidos e loucos da sua vida. Aproveite-os bem!