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T.I.M.E.S. - Tournament in Management and Engineering Skills

Bolseiro do QEM em Engenharia e Gestão Industrial no Instituto Superior Técnico, Francisco Carvalho fala sobre um evento que desenvolve capacidades de apresentação e resolução de problemas.

Francisco Carvalho

No primeiro ano da faculdade, tive conhecimento da competição de casos de estudo T.I.M.E.S. (Tournament in Management and Engineering Skills), organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial do IST. Este evento acontece no contexto da organização europeia de estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, a ESTIEM.

O T.I.M.E.S. funciona da seguinte forma: durante a manhã, equipas de 3 ou 4 alunos de EGI recebem um caso de estudo que devem ler e analisar. De seguida, devem preparar uma apresentação que consiste numa proposta de resolução para o caso em questão, sem recorrer a qualquer tipo de bibliografia ou à Internet: ou seja, os casos são resolvidos recorrendo apenas ao conhecimento e às capacidades que as equipas "trazem" consigo. Tipicamente, estes casos retratam problemas de empresas ou organizações nas áreas da logística, da produção, do marketing, das finanças, entre outros tópicos. À tarde, as equipas apresentam as suas conclusões a um painel de jurados que questiona os alunos e, posteriormente, avalia a prestação global do grupo. No final, é apresentada a equipa vencedora de acordo com os parâmetros estabelecidos (solução apresentada, forma de apresentação, qualidade das respostas às questões do júri, entre outros).

A competição está organizada em três fases: qualificações locais (organizadas nas mais de 70 universidades europeias pertencentes à ESTIEM), semifinais (8 ao todo, espalhadas por toda a Europa: nestas participam as equipas vencedoras de cada qualificação local) e a final (na qual participam as equipas vencedoras de cada semifinal), onde a equipa que vence é "contemplada" com o título de "Estudantes de EGI do ano". Pessoalmente, penso que este torneio é uma excelente oportunidade para qualquer aluno de Engenharia e Gestão Industrial, uma vez que, ainda que em formato "amostra", representa muito daquilo que é o papel dos Engenheiros: debater, discutir e apresentar soluções para os problemas das empresas e outras organizações. 

Desde o primeiro ano que participei nesta competição, e nas três diferentes edições tive oportunidade de aprender, refletir e tirar conclusões destas experiências. No primeiro e no segundo ano, fiquei espantado com a qualidade da apresentação de algumas das equipas (nomeadamente dos alunos de mestrado), tendo sido mais uma motivação para achar que tinha escolhido o curso certo e que me deveria aplicar para atingir níveis semelhantes aos que havia assistido. Fruto da experiência ganha ao longo dos últimos dois anos, a equipa em que participei este ano atingiu o primeiro lugar na edição de 2014, e vamos agora representar a nossa faculdade na semifinal de Istanbul, na Turquia.

Mais do que a competição em si, considero que este evento é uma oportunidade de fazer três coisas: permite fazer uma autoavaliação, na medida em que o grupo é confrontado com limites de tempo (o que implica algum stress) para pôr à prova as capacidades que tem vindo a ganhar; é uma boa oportunidade de receber feedback de um painel de jurados experientes, que podem ajudar a equipa a progredir em futuras edições; por fim, a possibilidade de aprender com as outras equipas é também relevante para a melhoria contínua das prestações de todos os participantes.