O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acredita que o Governo estará a trabalhar numa forma de mitigar o aumento do preço dos combustíveis.
Marcelo Rebelo de Sousa reconhece que os preços estão novamente a pesar na carteira dos portugueses.
"O Governo está atento a este problema e certamente está a preparar medidas ou, pelo menos, formas de mitigar a situação, porque é uma situação que está a pesar muito na inflação em Portugal e noutros países europeus. Quer dizer, a nossa ainda é relativamente baixa, mas, dentro da nossa inflação, não há dúvida que os combustíveis, como na Europa e no mundo, estão outra vez a pesar muito", afirma.
Portugueses pagam mais pelos combustíveis
Os portugueses continuam a pagar mais pelos combustíveis quando comparado com Espanha.
Há uma semana, o preço médio por litro do gasóleo estava mais caro que na Irlanda, Espanha ou Hungria, mas abaixo dos valores praticados na Alemanha, na Suécia ou nos Países Baixos.
Quanto à gasolina, em Portugal paga-se mais do que na Suécia e Espanha, mas o preço mantém-se abaixo de França, Itália ou da Dinamarca.
Governo garante que vai agir "se necessário"
O Governo garantiu este sábado que vai monitorizar os preços dos combustíveis, dados os recentes aumentos, prometendo "vontade de agir no sentido da proteção das famílias", se for "absolutamente necessário".
"Nós estamos a avaliar e temos de avaliar o que é que vai acontecer do ponto de vista da evolução dos preços, se estamos num pico excecionalmente temporário que depois regressa ou se não estamos", disse o ministro das Finanças, Fernando Medina, a jornalistas portugueses no final da reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, que decorre em Santiago de Compostela no âmbito da presidência espanhola da UE.