Exclusivo

Governo

Governo esconde do Parlamento limites da despesa pública para 2025 (e Aguiar-Branco já exigiu o documento em falta)

Por lei, o Governo tem de entregar todos os anos ao Parlamento os quadros com a despesa pública prevista para os próximos anos, fixando um valor para o ano seguinte que tem de ser replicado no Orçamento do Estado. A proposta de lei chegou, desta vez, sem os quadros. A Assembleia da República já o pediu ao Governo, mas ainda não foi entregue

JOSÉ COELHO/ Lusa

O Ministério das Finanças está a negociar um valor para a despesa pública com Bruxelas, mas ninguém sabe qual é. Nas últimas semanas, várias foram as medidas que foram aprovadas que aumentam as previsões de despesa (sobretudo despesa permanente) para os próximos anos, mas o Governo não as divulga. Nem ao Parlamento – apesar de isso ser obrigatório por lei.

No início do mês, o Governo entregou no Parlamento a proposta de lei das Grandes Opções para 2024-2028, mas nele não consta o Quadro Plurianual das Despesas Públicas, a espinha-dorsal do documento e que, na realidade, serve nestes últimos anos para fixar o limite da despesa pública para o ano seguinte. Uma obrigação que decorre da lei.