Legislativas 2025

Fernando Araújo, nº 1 pelo Porto do PS, abdica do cargo de deputado para continuar na ULS São João

Fernando Araújo anunciou esta sexta-feira que não assumirá o cargo de deputado na Assembleia da República, apesar de ter sido cabeça de lista do Partido Socialista pelo distrito do Porto nas últimas eleições legislativas

TIAGO MIRANDA

Fernando Araújo avançou esta sexta-feira que vai abdicar do cargo de deputado na Assembleia da República, pelo Partido Socialista, e que irá manter funções no Hospital de São João, no Porto.

Num comunicado divulgado aos jornalistas, o médico agradeceu a confiança de Pedro Nuno Santos e do PS, bem como o empenho de toda a equipa de campanha. No entanto, após uma “reflexão cuidada e uma ponderação pessoal”, decidiu manter-se como médico e professor universitário na ULS São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

“Entendi que a melhor forma de continuar a defender o Serviço Nacional de Saúde seria manter-me na ULS São João”, explicou, reafirmando o seu compromisso com um SNS acessível, universal e centrado nas necessidades clínicas dos cidadãos.

Araújo sublinhou ainda o orgulho em ter participado na campanha eleitoral e garantiu que o distrito do Porto continuará bem representado no Parlamento. Reforçou a sua convicção de que pode ser mais útil ao país no terreno, contribuindo diretamente para um SNS com “os melhores profissionais de saúde, motivados e com um projeto de vida”.