Defesa

Marinha Portuguesa acompanha três navios russos na Zona Económica Exclusiva do continente

Os navios alegadamente transportavam material de guerra russo. A Marinha vai continuar a monitorizar todos os dias “a passagem de navios com vista à segurança internacional”

Nuno Fox

A Marinha Portuguesa terminou este sábado o acompanhamento no mar de três navios da Rússia que estão referenciados por “alegadamente transportarem material utilizado no esforço de guerra russo” e que atravessaram a Zona Económica Exclusiva do continente.

“A Marinha Portuguesa, através dos navios ‘NRP Setúbal’, ‘NRP Viana do Castelo’ e ‘NRP Dragão’, terminou hoje o acompanhamento no mar de três navios russos na sua passagem pela Zona Económica Exclusiva do continente”, lê-se num comunicado de imprensa da Marinha.

O acompanhamento dos cargueiros “Ursa Major” e “Sparta IV” e do navio-petroleiro “Yaz” foi iniciado na sexta-feira.

Foi através do Centro de Operações Marítimas que a Marinha garantiu a vigilância permanente das áreas de soberania ou jurisdição nacional.

A instituição portuguesa acrescentou que vai continuar a monitorizar todos os dias do ano “a passagem de navios com vista à segurança internacional” e à “promoção e proteção dos interesses de Portugal no e através do mar”.

A guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a pior crise de segurança desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).