Autarquias

Nuno Cardoso anuncia candidatura independente à Câmara do Porto

Mais de dez anos depois, o ex-autarca socialista volta a candidar-se à liderança da segunda maior autarquia do país. Candidatura independente será apresentada sexta-feira

Nuno Cardoso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, no funeral de Belmiro de Azevedo, em novembro de 2017
JOSÃ COELHO

Nuno Cardoso, antigo presidente da Câmara do Porto, vai ser candidato à autarquia, com o apoio da Associação Pensar o Porto, plataforma que atua no âmbito da promoção cultural, cívica, social e empresarial da região.

A candidatura, anunciada esta quarta-feira, terá como base de apoio o movimento independente O Porto Primeiro, que diz querer recuperar para o Porto o "protagonismo que tem vindo a perder no panorama nacional". A apresentação pública da candidatura independente está marcada para sexta-feira, dia 31, pelas 11h30, na Cooperativa Árvore, junto ao Jardim da Cordoaria, no centro da cidade do Porto.

Com a candidatura de Nuno Cardoso, o movimento quer "aproveitar a sua larga experiência autárquica e de gestão da cidade do Porto no período das grandes transformações ocorridas entre os anos 1990 e 2002, para relançar a cidade para os desafios atuais".

O ex-autarca socialista irá concorrer contra Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde e candidato apoiado pelo PS. Do lado do PSD, ainda não é conhecido o nome da candidatura apesar dos incentivos a Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares. Outro dos rostos que poderão entrar na corrida é o de Filipe Araújo, número dois de Rui Moreira, atual autarca do Porto.

Nuno Cardoso foi presidente da Câmara do Porto entre 1999 e 2002, assumindo a liderança da autarquia quando o então presidente, o socialista Fernando Gomes, assumiu a pasta da Administração Interna no Governo de António Guterres. Foi candidato independente à Câmara do Porto nas autárquicas de 2013, ganhas por Rui Moreira, tendo obtido 1,08% dos votos (1255, em termos absolutos).