A líder do grupo parlamentar socialista, Alexandra Leitão, será a escolha de Pedro Nuno Santos para a corrida à liderança Câmara Municipal de Lisboa. Ao que a SIC apurou, o anúncio formal pode ser feito até ao final da semana, mas o Partido Socialista (PS) não assume a data.
Na Edição da Noite, da SIC Notícias, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que Carlos Moedas tem feito um grande trabalho à frente dos destinos da cidade lisboeta e que qualquer candidato socialista terá dificuldades em "ombrear" com o autarca social-democrata.
"Tenho uma grande confiança no exercício do mandado de Carlos Moedas. Tem sido um grande presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em condições muito difíceis, como o Governo tem uma maioria escassa. Por isso, qualquer que seja o candidato do PS, terá dificuldades em ombrear com Carlos Moedas", afirmou Rangel, que referiu o populismo de esquerda de Alexandra Leitão em questões como a segurança do país.
Delgado Alves pode assumir lugar do Parlamento
A SIC sabe também que que o outro nome falado para tentar ganhar a Carlos Moedas, Mariana Vieira da Silva, não foi opção para o líder socialista. “Ele não falou com a Mariana”, diz fonte próxima.
A saída de Alexandra Leitão vai obrigar o PS a eleger um novo líder do grupo parlamentar. Pedro Delgado Alves, até agora vice-presidente, pode ascender ao cargo.