Política

"Alexandra Leitão? Qualquer candidato do PS terá dificuldades em ombrear com Moedas em Lisboa"

Paulo Rangel diz que qualquer candidato socialista terá dificuldades em "ombrear" com Carlos Moedas, que está à frente dos destinos da autarquia lisboeta desde 2021

A líder do grupo parlamentar socialista, Alexandra Leitão, será a escolha de Pedro Nuno Santos para a corrida à liderança Câmara Municipal de Lisboa. Ao que a SIC apurou, o anúncio formal pode ser feito até ao final da semana, mas o Partido Socialista (PS) não assume a data.

Na Edição da Noite, da SIC Notícias, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que Carlos Moedas tem feito um grande trabalho à frente dos destinos da cidade lisboeta e que qualquer candidato socialista terá dificuldades em "ombrear" com o autarca social-democrata.

"Tenho uma grande confiança no exercício do mandado de Carlos Moedas. Tem sido um grande presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em condições muito difíceis, como o Governo tem uma maioria escassa. Por isso, qualquer que seja o candidato do PS, terá dificuldades em ombrear com Carlos Moedas", afirmou Rangel, que referiu o populismo de esquerda de Alexandra Leitão em questões como a segurança do país.

Delgado Alves pode assumir lugar do Parlamento

A SIC sabe também que que o outro nome falado para tentar ganhar a Carlos Moedas, Mariana Vieira da Silva, não foi opção para o líder socialista. “Ele não falou com a Mariana”, diz fonte próxima.

A saída de Alexandra Leitão vai obrigar o PS a eleger um novo líder do grupo parlamentar. Pedro Delgado Alves, até agora vice-presidente, pode ascender ao cargo.