Exclusivo

Política

IL: Mayan avança com candidatura à liderança, críticos da direção questionam 'timing' e estratégia

Tiago Mayan Gonçalves, líder da oposição interna da Iniciativa Liberal, vai formalizar no sábado a candidatura à liderança do partido. Será um primeiro passo para marcar terreno, após sair derrotado da convenção estatutária. Mesmo entre os críticos da direção de Rui Rocha há quem tenha dúvidas sobre a estratégia e questione o timing do anúncio
NUNO BOTELHO

É oficial. Tiago Mayan Gonçalves vai avançar para a corrida à liderança da Iniciativa Liberal (IL). A formalização da candidatura do membro fundador e líder da oposição interna acontecerá no sábado, pelas 15h00, em Vila Nova de Gaia, no Porto, e será um primeiro passo para marcar terreno, após ter saído derrotado da convenção estatutária, que se realizou nos passados dias 6 e 7, em Santa Maria da Feira.

Ao que apurou o Expresso, o ex-candidato a Belém e atual presidente da União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, fará uma declaração inicial a explicar os motivos da sua candidatura e responderá às questões dos jornalistas, depois de em abril ter dado a cara pelo Manifesto “Unidos pelo Liberalismo”, em que defendia que era preciso refundar a IL, com o “regresso aos princípios liberais”, e já admitia estar disponível para ser candidato a líder. Ao seu lado terá alguns dos 400 subscritores do documento. Mas não apresentará já uma equipa, nomeadamente os membros da sua lista para a comissão executiva (direção), uma vez que ainda nem todos os convites terão sido endereçados.