Exclusivo

Política

Oposição aprova descida do IVA da luz do PS contra vontade da AD: PSD fala em "irresponsabilidade"

Sociais-democratas voltam a colar o rótulo da “irresponsabilidade” ao PS, acusando o maior partido da oposição de querer "condicionar" o OE de 2025, com a aprovação da descida do IVA da eletricidade. Já os socialistas insistem que a medida é “da mais elementar justiça” fiscal, sendo também “financeiramente responsável”. E recusam ser uma força de bloqueio: “É o Parlamento a funcionar”, atirou Pedro Nuno Santos

José Fernandes

Pela quinta vez, os socialistas viram aprovada uma medida do partido no Parlamento contra a vontade do Executivo: a descida do IVA da luz para cerca de 3,4 milhões de famílias foi aprovada com os votos a favor da esquerda e da Iniciativa Liberal, com a abstenção do Chega.

O PSD acusa o PS de "irresponsabilidade" e de querer “condicionar” o Orçamento do Estado de 2025 (OE2025), enquanto os socialistas insistem que a medida é “da mais elementar justiça” fiscal, sendo também “financeiramente responsável”: “É o Parlamento a funcionar, é o PS a fazer o seu papel e o seu trabalho", resumiu o líder socialista, Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas, no final do debate, recusando ser uma força de bloqueio na AR. Nas mesmas declarações, acusou de “arrogância” o Governo de Luís Montenegro que “só governa para uma minoria da população e que é, aliás, a que menos precisa de apoios”.