A pasta da Comunicação Social vai transitar, neste Governo, do Ministério da Cultura para o ministro dos Assuntos Parlamentares.
A decisão de a atribuir a Pedro Duarte contraria as informações que circularam inicialmente, que davam conta de uma dependência direta da Presidência do Conselho de Ministros. Nesse caso, poderia estar em aberto a possibilidade de ser o novo Secretário de Estado Adjunto, Rui Armindo Freitas, a agarrar essa tarefa. A passagem pela administração da Media Capital (TVI) e como administrador da empresa que detém o jornal online Eco gerou dúvidas. Agora desfeitas.
Numa fase inicial, será o próprio governante a assumir diretamente a responsabilidade. Ao Expresso, o antigo coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) social-democrata explica que se trata de uma decisão transitória. Pedro Duarte ainda não decidiu, porém, a delegação de competências. Uma hipótese é, portanto, que seja assumida pelo polémico Carlos Abreu Amorim, anunciado esta quinta-feira como secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares (sendo que o outro secretário de Estado do Ministério é o do Desporto, que dificilmente assumirá esta outra pasta).
No último executivo de António Costa, era Pedro Adão e Silva, titular da pasta da Cultura, quem tutelava a Comunicação Social. Dalila Rodrigues, historiadora de arte e professora universitária — até agora diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém — não assumirá o pelouro.