O primeiro-ministro, António Costa, recebeu esta terça-feira a Chave da Cidade de Vila Nova de Gaia, a mais elevada distinção atribuída pelo município.
No final da cerimónia de consignação da obra da Linha Rubi do Metro do Porto, realizada nas Caves Ferreira, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, aproveitou o momento para surpreender António Costa e atribuir ao primeiro-ministro a “maior honra da cidade”, destinada a cidadãos e instituições com “excecional desempenho em prol do bem comum”.
António Costa torna-se, assim, na segunda personalidade a receber a Chave da Cidade de Vila Nova de Gaia, juntando-se a Rui Nabeiro que, ainda em vida, também obteve essa distinção.
“É com um misto de honra e de emoção que entrego, em nome do município de Vila Nova de Gaia, ao doutor António Luís Santos da Costa, primeiro-ministro de Portugal, a Chave da Cidade de Gaia, honra maior do munícipio”, disse o socialista Eduardo Vítor Rodrigues.
Este é um tributo, acrescentou o autarca, “pelo extraordinário trabalho e pelo notável desempenho” de António Costa.
Para o presidente da Câmara de Gaia, António Costa é um “cidadão do mundo, cidadão da Europa, cidadão de Portugal e, a partir de agora, cidadão de Vila Nova de Gaia”.