Exclusivo

Política

Lóbi: PS apela a regulamentação em quadro de "grande convergência", PSD e PAN disponíveis

Embora admitam que o prazo é apertado, os socialistas deixam um repto às restantes forças políticas para regulamentar o lobbying antes da dissolução do Parlamento. PSD e PAN mostram-se disponíveis. Restantes partidos criticam pressa para concluir especialidade em tempo recorde
Líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias
MIGUEL A. LOPES/LUSA

Em nome da "transparência" e do “amplo consenso”, o PS apelou a um entendimento com os partidos - PSD, IL e PAN - para regulamentar o lobbying. A ideia é chegarem a um texto comum e concluírem o processo legislativo até 15 de janeiro, antes da dissolução da Assembleia da República (AR).

Com dúvidas no seio do próprio PS sobre se há tempo para concluir a fase de especialidade, o presidente e vice-presidente da bancada defenderam esta quarta-feira a proposta do partido que tem como base o texto consensualizado entre PS, PAN e CDS, na última legislatura, com algumas alterações. E sublinharam as semelhanças face às outras iniciativas, que poderão ajudar a alcançar um texto final.

O texto que aqui apresentamos não é fruto do trabalho de alguns meses, mas de vários anos, com contributos da sociedade civil. Estamos cientes de que não se resolvem todos os problemas de transparência, mas sabemos que teremos seguramente um quadro legislativo melhor", começou por afirmar o número dois da bancada socialista, Pedro Delgado Alves.