Numa nota enviada às redações, o PCP anunciou que João Oliveira, advogado e ex-deputado à Assembleia da República, vai liderar a lista ao Parlamento Europeu. O comunista é um dos nomes fortes do partido e chegou a substituir Jerónimo de Sousa na campanha às eleições legislativas, em 2022, por questões de saúde.
A lista do PCP às eleições europeias anteriores foi encabeçada pelo eurodeputado João Ferreira. Em julho de 2021, o ex-candidato comunista às presidenciais passou a pasta a João Pimenta Lopes para poder integrar as listas às autárquicas por Lisboa, onde está atualmente como vereador.
João Oliveira, advogado de 44 anos, é membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, foi deputado entre a X e a XIV Legislaturas e presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2013 e 2022.
Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra, da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da AAC e ainda da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, segundo a mesma nota.
Quanto às eleições legislativas de março, o PCP divulgou apenas os cabeça de lista aos circulos eleitorais por Lisboa (Paulo Raimundo), Porto (Alfredo Maia), Beja (João Dias) e Braga (Sandra Cardoso). Desta forma, os comunistas deverão voltar a ter o seu líder dentro do parlamento.