Os líderes europeus reúnem-se a partir desta quarta-feira para discutir a abertura de negociações com a Ucrânia e o apoio a Kiev. António Costa já está em Bruxelas. É a primeira reunião depois da investigação e do escândalo que levaram à queda do Governo.
Em exclusivo ao Expresso e à SIC, António Costa garante que não está fragilizado à mesa do Conselho Europeu mas diz-se frustrado por deixar o lugar.
"É frustrante ver pela segunda vez interrompida esta missão, acho que nunca representei mal Portugal, mas tenho a certeza de que quem me suceder vai continuar a representar Portugal ao melhor nível, e é isso que é fundamental", disse.
Quanto ao Conselho Europeu, lembrou que “em matéria de política externa, o Governo tem todas as competências que deve ter e em matéria de política europeia também, este aliás não será o último Conselho em que participo, no de março ainda cá estarei”.
Como “pontos importantes” desta reunião, António Costa destacou o “alargamento” e a “revisão de médio prazo do quadro financeiro plurianual”.