Exclusivo

Política

Costa avisou que não ia ao 5 de Outubro, mas afinal vai

Cimeira da Comunidade Política Europeia realiza-se no mesmo dia, em Granada, Espanha, e o primeiro-ministro chegou a informar organização da cerimónia que não ia estar presente. Afinal vai. 5 de outubro será teste à relação institucional Belém-São Bento, e às aspirações de Carlos Moedas na oposição

Presidente e primeiro-ministro na cerimónia do 5 de outubro
TIAGO MIRANDA

Estava para não ir, mas vai. A história de 2022 repete-se: António Costa ia faltar às comemorações do 5 de Outubro, marcadas para a Praça do Município, em Lisboa, mas olhou melhor para a agenda e, afinal, consegue ir à cerimónia que assinala o aniversário da República, na qual o Governo não tem palavra.

O Expresso sabe que o primeiro-ministro já tinha informado as entidades organizadoras do evento de que estaria ausente do país e seria substituído por Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e número dois do Governo. O motivo era a cimeira da Comunidade Política Europeia, que se realiza na próxima quinta-feira em Granada, Espanha. Depois de ter acesso ao programa da cimeira, o primeiro-ministro terá decidido que poderia conciliar, apesar de implicar que falhe a primeira parte dos trabalhos.