Exclusivo

Política

Centeno junta mais de 100 pessoas à mesa

Jantar da antiga equipa das Finanças foi há mais de um mês. Não houve discurso, mas “ambições políticas” do governador do Banco de Portugal são notadas

Apresentação de resultados do Banco de Portugal pelo governador Mário Centeno. Foto Ana Baião
Ana Baiao

Assinalar três anos desde que deixou o Governo e assumiu funções de governador do Banco de Portugal — foi mais ou menos com esse pretexto que o ex-ministro das Finanças reuniu há pouco mais de um mês cerca de “130 pessoas” num jantar animado no restaurante A Gina, no Parque Mayer, em Lisboa. Habitual espaço de encontros políticos e partidários, quem lá esteve tira peso político ao encontro de antigos colegas, mas as “ambições políticas” de Centeno existem e têm-se feito notar.

A ideia de realizar um jantar com os antigos membros do ministério já era antiga, mas, por causa da pandemia da covid-19, a saída acabou por resumir-se a um encontro restrito. Contudo, nem a distância temporal — passaram-se três anos — demoveu Mário Centeno de convocar um reencontro das tropas. “Foi um encontro de equipas que trabalharam bem e que gostam sempre de se rever”, confirma ao Expresso o ex-ministro das Finanças, sublinhando que este tipo de encontro é um hábito antigo.