Após ter sido eleito líder do PSD, Luís Montenegro começou agora a fazer os primeiros contactos para formar as equipas para os órgãos nacionais do partido que vão ser eleitos no congresso do Coliseu do Porto, nos dias 1,2 e 3 de julho. De acordo com o “Diário de Notícias”, fontes sociais-democratas apontam que o novo líder se reuniu com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.
De acordo com as fontes, ambos tomaram o pequeno-almoço na passada sexta-feira (3 de junho). Este encontro foi interpretado como um sinal de que Carlos Carreiras pode vir a ser convidado para a vice-presidência do partido.
Outro nome indicado pelas mesmas fontes, dizem que houve um encontro, num hotel em Lisboa, entre o ainda secretário-geral do PSD, José Silvano, e aquele que é visto como o braço-direito de Luís Montenegro, o antigo líder parlamentar social-democrata Hugo Soares. Isto pode indicar que Hugo Soares poderá ser o próximo secretário-geral do partido.
“Montenegro está a fazer convites especiais e direcionados para gerar a união no partido e sair fortalecido do congresso", dizem. Montenegro deve, ainda, ter uma conversa esta semana com Jorge Moreira da Silva - opositor nas eleições diretas -, com quem disse contar logo na noite eleitoral. Não estará excluída a possibilidade de este ser convidado para encabeçar a lista oficial ao Conselho Nacional.