O PSD vai votar contra o Orçamento do Estado (OE), que é discutido na próxima semana na generalidade. Mas irá apresentar propostas “responsáveis”, anunciou Rui Rio, à saída de uma reunião com o grupo parlamentar, esta quinta-feira.
Rio contou que perguntou na reunião se alguém considerava existirem condições para um voto favorável ou uma abstenção ao OE para 2022 e ninguém se pronunciou nesse sentido, pelo que a comissão política do partido deve decidir pelo voto contra.
Uma das razões para o voto contra é a falta de medidas que promovam o crescimento. “Este é um Orçamento do Estado que não está mais uma vez vocacionado para o crescimento económico”, disse o líder do PSD, que defende a necessidade de “medidas sustentadas neste Orçamento e no tempo”.
A outra razão é a falta de resposta ao aumento da inflação. Este OE tem uma previsão de 4%, a zona euro já está em 7%. O aumento previsto para os funcionários públicos é de 0,9%. “Há uma perda de poder compra real de pelo menos 4% todos os meses. Ao fim do ano isso corresponde a ter um corte de mais de metade de um salário”, acredita o presidente do PSD, rematando: “É como se lhes cortasse metade do subsídio de Natal.”
Ainda assim, o PSD irá fazer propostas de alteração ao OE. “Vamos apresentar propostas de alteração. Devem respeitar uma norma que há muitos anos um deputado que foi coordenador na comissão de Economia [ele próprio] começou a impor em 1995: todas as propostas que o PSD fizer têm de ter uma contrapartida. Quando o PM vem dizer que as propostas do PSD dão x aumento de despesa ou x aumento do défice, ele está a mentir”, afirmou Rio, prometendo: “Vamos fazer propostas, mas sempre com o cuidado de não aumentar o défice.”
O líder do PSD foi questionado também sobre o caso que envolve o ex-ministro João Leão e a sua ida para vice-reitor do ISCTE. Rio diz ainda quer ouvir esclarecimentos de Leão, mas, a serem verdades os pormenores que vieram a público, “é altamente condenável”.
Já sobre a ausência do PCP na sessão desta tarde com o Presidente da Ucrânia, Rio diz que ficou surpreendido. “Há aqui uma teimosia e vai longe demais”, rematou.