A distinção é pela carreira militar como um todo mas surge numa fase em que o vice-almirante Gouveia e Melo se tornou um dos protagonistas mais proeminentes das sociedade portuguesa: o atual coordenador da task force de vacinação foi condecorado esta quinta-feira com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis devido “à sua carreira militar”.
Numa breve nota, a Presidência da República divulga ainda que o tenente-general Eurico Justino Craveiro também obteve a mesma condecoração e pelo mesmo motivo durante “uma cerimónia restrita” que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa.
A Presidência divulgou uma foto do evento, que se encontra no início deste artigo, isto num dia em que Marcelo Rebelo de Sousa condecorou mais 26 militares de Abril com a Ordem da Liberdade.
O vice-almirante Gouveia de Melo é o líder do processo de vacinação em Portugal e tem sido alvo de diversos elogios de diversos quadrantes devido ao sucesso da sua liderança e do trabalho da sua equipa. A nota da Presidência da República não faz menção específica ao trabalho do vice-almirante enquanto líder da task force e sublinha que a condecoração atribuída esta quinta-feira deve-se a toda a carreira de Gouveia e Melo.
O processo de vacinação em Portugal mantém-se a bom ritmo. Soube-se esta quinta-feira que 70% da população portuguesa já tem a vacinação completa, percentagem que permite ao país entrar na próxima fase de desconfinamento. As novas medidas vão ser reveladas pelo Governo esta sexta-feira.