Exclusivo

Política

Lei dos independentes: PS alarga mudanças, PSD disponível, mas não faz vontade a Moreira. "Ou é um cachimbo ou não é um cachimbo”

Partidos devem concordar em reduzir número de assinaturas necessárias para candidaturas independentes. CDS e BE apresentam propostas de alteração. PAN quer travar já efeitos da lei para que não se aplique nas autárquicas

Assembleia da República

Críticas de autarcas (sobretudo de Rui Moreira), acusações sobre um ‘cartel PS-PSD’, suspeitas de inconstitucionalidade. A lei que regula as eleições autárquicas foi alterada recentemente, no verão passado, mas a polémica sobre as mudanças à legislação - e os efeitos que poderão produzir já nestas eleições autárquicas - rebentou esta semana. Com consequências práticas: o PSD está disponível para rever a lei, embora não queira mexer num dos pontos que mais irritaram o presidente da Câmara do Porto; e o PS vai apresentar propostas de alteração, aproveitando para fazer ajustes por causa da pandemia. Pelo meio, o PAN pretende suspender desde já o diploma, para que não possa ser aplicada nas autárquicas de outubro.