Exclusivo

Política

Presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz foi vacinado sem fazer parte dos grupos prioritários

José Calixto foi incluído numa lista de funcionários e utentes a vacinar enviada pelo lar onde um surto de Covid-19 levou à morte de 18 pessoas. Autarca socialista, que não acedeu às tentativas de contacto do Expresso, lidera o conselho de administração da fundação que gere o lar

NUNO VEIGA

O presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, apesar de não se inserir em nenhum dos grupos prioritários para esta primeira fase da vacinação. O autarca socialista conseguiu contornar os critérios definidos pelo Governo e pelas autoridades de saúde por ser presidente da fundação que gere o lar onde um surto, em agosto, ditou a morte de 18 pessoas (16 utentes, uma funcionária e um outro membro da comunidade).

Na terça-feira, uma funcionária do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva publicou uma fotografia no Facebook em que aparecia ao lado do “dr. Calixto” momentos após a inoculação. Ambos seguravam os comprovativos da primeira toma. A indignação popular não demorou.