Exclusivo

Política

Louçã à caça dos socialistas que não se reveem "em nenhum candidato"

Fundador do BE confronta os eleitores de esquerda: querem mesmo Marcelo em Belém? Ou preferem Marisa? Entre as farpas a Ventura e a invocação de Maria de Lourdes Pintasilgo, foi o protagonista de uma tarde em que sua candidata fez um apelo direto a Costa e a Temido

ANTÓNIO PEDRO FERREIRA

Sempre que aparece nos comícios do BE o efeito de Francisco Louçã costuma ser o mesmo: 'rouba' o protagonismo a quem vai a votos dias depois. Este domingo, no arranque da segunda semana de campanha presidencial, o fundador dos bloquistas irrompeu pelo Círculo Católico dos Operários do Porto, interveio antes de Marisa Matias e relegou para segundo plano as palavras da sua candidata a Belém.

No discurso mais longo (mais de 17 minutos), que já foi feito desde que Marisa arrancou para a estrada, o antigo coordenador nacional do BE juntou a história (e Maria de Lourdes Pintasilgo), as bandeiras políticas de Marisa e a análise política para, sem meias-palavras, encostar à parede os eleitores socialistas que, por opção de António Costa, estão numa situação de orfandade nas presidenciais do próximo domingo.