Exclusivo

Política

Lisboa. Rodrigues dos Santos vai sondar Cristas até ao fim do mês

Líder do CDS quer averiguar se a antecessora está disponível para ser candidata nas autárquicas. Pressão interna para ele próprio avançar aumenta

JOSÉ COELHO/LUSA

Francisco Rodrigues dos Santos já garantiu que Assunção Cristas terá o “apoio incondicional” do CDS se quiser ser candidata à Câmara Municipal de Lisboa e, numa segunda ocasião, afirmou que a anterior presidente do partido seria um “peso pesado” para o centro-direita enfrentar Fernando Medina. Contudo, o convite à antecessora continua por fazer e o plano do líder dos democratas-cristãos passa, primeiro, por averiguar se a própria Cristas está disponível para esse combate. A conversa entre os dois, sabe o Expresso, deverá ocorrer até ao final deste mês.

Existe, desde logo, um pretexto para o encontro: Rodrigues dos Santos, em entrevista à TVI, tinha adiantado que chamaria à sede nacional, no Largo do Caldas (Lisboa), os antigos líderes do CDS, bem como os principais rostos da chamada oposição interna, para discutir o presente e o futuro do CDS (e as autárquicas são um assunto incontornável). Segundo apurou o Expresso, não haverá convites diretos a ninguém, seja para que município for, mas apenas uma tentativa de aferir quem aceitará dar a cara pelo partido nas próximas autárquicas.