O Chega aproveitou a queda do Bloco de Esquerda e passou para terceira força partidária nas intenções de voto da última sondagem da Intercampus. De acordo com o barómetro do mês de dezembro feito para o "Jornal de Negócios" e para o "Correio da Manhã", o PS reforçou a primeira posição e Iniciativa Liberal e CDU ganharam votos.
O partido liderado por André Ventura atingiu no último mês do ano 7,7% das intenções de voto, enquanto o Bloco ficou pelos 7,3%, queda que se tem verificado, aliás, desde o voto contra o Orçamento do Estado para o próximo ano. O Chega não foi, no entanto, o único partido da direita a crescer na sondagem da Intercampus: Iniciativa Liberal está à frente do CDS e do PAN com 4,5%, uma subida de 1,2 pontos percentuais face à sondagem anterior.
A subir está também o PS, que se mantém cada vez mais afastado do PSD. Os socialistas conseguiram 38% nas intenções de voto, mais 0,9 pontos percentuais do que no mês anterior, e o partido de Rui Rio não foi além dos 23,6%. Olhando para a sondagem da Intercampus, o PS tem praticamente a mesma percentagem que toda a direita junta, já que o Chega, Iniciativa Liberal, PSD e CDS somam 39% das intenções de voto.
A queda mais expressiva é atribuída ao PAN, que conseguiu apenas 3,4% das intenções de voto e voltou a ficar atrás da CDU.