Política

Von der Leyen em quarentena. Depois do encontro, Costa continua na Cimeira

A Presidente da Comissão Europeia volta ao isolamento profilático, depois de um membro da sua equipa ter testado positivo para a Covid19. António Costa, que esteve esta manhã numa reunião com Von der Leyen, vai continuar na cimeira de líderes.

Etienne Ansotte

A presidente da Comissão Europeia abandonou subitamente a reunião de líderes que decorre em Bruxelas, depois de ter sido informada que um colaborador próximo tinha testado positivo para a COVID19. No entanto, o primeiro-ministro português, que esteve com ela em reunião esta manhã, continuará a participar na Cimeira, adianta fonte do gabinete de António Costa.

Segundo a mesma fonte, o primeiro-ministro não teve qualquer contacto direto com a pessoa que está infetada e as regras de distanciamento social terão também sido mantidas durante o encontro com Von der Leyen, que para já não tem sintomas.

Nas imagens do momento em que a presidente da Comissão recebe António Costa, estão ambos de máscara e nem no momento da entrega do esboço do plano nacional de recuperação há algum contato - o primeiro-ministro pediu a Von der Leyen que o retirasse da pasta sem nunca se tocarem.

Dois testes por semana

Von der Leyen é testada todas as segundas e quintas-feiras e ainda hoje teve um novo resultado negativo. "No entanto, como precaução, deixo imediatamente o Conselho Europeu e entro em autoisolamento", escreveu na rede social Twitter.

É a segunda vez que a presidente do executivo comunitária fica em quarentena em menos de duas semanas. A primeira, aconteceu na sequência do teste positivo de António Lobo Xavier. A alemã tinha participado na reunião do Conselho de Estado, em Lisboa, onde esteve também o conselheiro.

Na semana passada, Von der Leyen chegou mesmo a cancelar uma ida à Grécia para não arriscar ter de ficar de novo em quarentena por causa de uma viagem, sobretudo quando esta semana havia uma cimeira europeia. Porém, esta quinta-feira, acaba por ter de abandonar a reunião. Na Bélgica, a quarentena é atualmente de sete dias e prevê um teste ao quinto dia. Se o resultado for negativo, então é possível sair de quarentena ao sétimo dia.