Política

Isaltino Morais volta ao PSD para falar sobre covid-19 e autarquias

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras vai participar, a convite do PSD/Lisboa, numa conferência digital sobre o papel das autarquias no combate à pandemia.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Isaltino Morais volta a um evento do PSD depois de muitos anos de distanciamento. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras vai participar numa conferência digital sobre a resposta das autarquias à pandemia do novo coronavírus.

Em declarações ao Expresso, Isaltino Morais nega qualquer leitura política sobre esta reaproximação, mas reconhece que a distância em relação ao partido, ou a quem o dirige, é agora menor.

"Nunca estive distante do PSD. Estive distante de certas pessoas do PSD. Sou social-democrata e sempre fui, não sou é neoliberal. Durante muito tempo, o PSD forjou vários neoliberais desse género e gente de extrema-direita", argumenta.

Conferência sobre papel das autarquias no combate ao coronavírus
DR

Desfiliado desde 2005, depois de o partido não ter apoiado a sua candidatura numa altura em que era já arguido em vários processos judiciais. Voltou à câmara em 2017, depois de cumprir pena, mas como candidato independente, apesar de ter assumido publicamente que o PSD o tinha tentado convencer a representar as cores do partido naquelas autárquicas.

Este sábado, voltará a um evento do partido, que será transmitido no Facebook e pela aplicação Zoom para falar sobre a "grande gama de medidas" que a autarquia está a adotar para garantir a melhor resposta ao coronavírus, desde a transferência de 400 mil euros "para pagar recursos humanos de substituição nos lares do concelho", o pagamento das horas extraordinárias que os trabalhadores nessas instituições sejam obrigados a fazer assim com a aquisição de equipamentos para o Serviço Nacional de Saúde, polícia ou proteção civil no valor de 1 milhão de euros.

"Felizmente temos uma boa situação financeira e este é um momento em que se impõe um grande espírito de solidariedade nacional". remata Isaltino Morais.