O Presidente da República põe em cima da mesa a possibilidade de declarar estado de emergência, depois de reunir o Conselho de Estado na próxima quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa publicou um vídeo com uma mensagem "pessoal" em que agradece a "quarentena voluntária" dos portugueses.
Na quarta-feira, o órgão consultivo do Presidente, que tem personalidades escolhidas pelo próprio e pelo Parlamento, além dos antigos chefes de Estado, reunirá em Belém "para a eventual decisão de decretar estado de emergência", disse Marcelo Rebelo de Sousa. Será também a partir de Belém que o Presidente da República fará uma declaração ao país, ainda com data a anunciar.
Na mensagem, o Presidente quis deixar uma nota de confiança política no Governo: está de acordo com o António Costa: "Aquilo que é preciso decidir será decidido. A ponderação será feita com os órgãos de soberania juntos, Presidente, Governo, partidos todos solidários. O que nos une é muito mais importante do que o que nos pudesse dividir", reforçou.
O video foi gravado ainda em casa, onde Marcelo se encontra desde que se recolheu numa quarentena voluntária depois de ter contactado com alunos de Felgueiras, onde apareceram os primeiros casos de Covid-19. Depois dos testes terem dado negativo, o Presidente voltará a Belém para acompanhar "minuto a minuto" a situação do país. Garantiu, no entanto, que mesmo em casa tem acompanhado de perto o que se passa.
Um dos pontos que tem estado em cima da mesa é a possibilidade de passar a ser obrigatória a quarentena, com uma restrição total dos movimentos pelo país. Marcelo, tal como Costa, nota que o que se tem visto nos últimos dias é uma "quarentena voluntária", mas mesmo assim deixa o "apelo" aos "menos jovens" para que resistam e aos "mais jovens" para que respeitem a restante população.
A declaração de Marcelo acontece depois de o primeiro-ministro ter comunicado que haveria restrições à circulação de pessoas para turismo e lazer nas fronteiras com Espanha e deixado nas mãos do Presidente uma decisão sobre a declaração do Estado de emergência.