Política

Rio espera que Elisa Ferreira fique com pasta "importante para Portugal"

O líder do PSD desejou hoje que seja atribuída a Elisa Ferreira, escolhida pelo primeiro-ministro para comissária europeia, uma "pasta importante para Portugal", notando que a ex-ministra tem "conhecimento suficiente" para "desempenhar bem" a função.

Rui Duarte Silva

"Esperamos que lhe seja atribuída uma pasta importante para Portugal e que tenha arte, saber e sorte no desempenho da função", afirmou Rui Rio, em declarações aos jornalistas na sede do Porto do PSD, onde apresentou propostas para reformar o sistema político.

O presidente do PSD afirmou que "a escolha de Elisa Ferreira é uma boa escolha como podiam ser boas escolhas muitas outras personalidades portuguesas", notando que a ex-ministra "tem conhecimento suficiente para desempenhar bem o lugar".

"Naturalmente, desempenhará melhor dependendo da da pasta que lhe for dada, mas ela tem conhecimento em diversas pastas: no ambiente, economia e desenvolvimento regional", observou o líder social-democrata.

O primeiro-ministro, António Costa, escolheu a ex-ministra Elisa Ferreira para comissária europeia e já o comunicou à nova presidente da comissão, disse à agência Lusa fonte oficial do seu gabinete.

"O primeiro-ministro comunicou à presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o nome de Elisa Ferreira para integrar o colégio de Comissários da próxima Comissão Europeia", afirmou à Lusa fonte oficial do gabinete de António Costa.

Segundo a mesma fonte, oportunamente a presidente eleita da Comissão Europeia comunicará a pasta atribuída à futura comissária portuguesa.

Elisa Ferreira foi ministra dos governos chefiados por António Guterres, primeiro do Ambiente, entre 1995 e 1999, e depois do Planeamento, entre 1999 e 2002, e ocupa, desde setembro de 2017, o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.

Elisa Ferreira sucederá a Carlos Moedas, que foi comissário indicado pelo anterior governo PSD/CDPP.

Carlos Moedas teve a seu cargo a pasta da Investigação, Ciência e Inovação e foi nomeado em novembro de 2014.