O primeiro-ministro, António Costa, apresentou à presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, os nomes de Pedro Marques e Elisa Ferreira para o cargo de comissário. Tal como o Expresso avançara no passado dia 27, O jornal “Público” avança, na edição desta quinta-feira, que o ex-ministro das Infraestruturas e a atual vice-governadora do Branco de Portugal estiveram reunidos esta quarta-feira com Von der Leyen.
A futura líder europeia deu esta semana início a uma ronda de contactos, ainda informais, com as figuras indicadas pelos Estados-membros para integrarem a sua equipa. Ao apresentar um homem e uma mulher, Costa ajuda Von der Leyen a cumprir a promessa de um novo Executivo paritário.
A aposta em Pedro Marques já era conhecida. O antigo ministro deixou o Governo para concorrer ao Parlamento Europeu, comentando-se, desde a sua apresentação como cabeça de lista do PS, que estava, na realidade, a candidatar-se a comissário europeu. Costa nunca o desmentiu.
Governo interessado numa pasta económica?
No entanto, além do pelouro dos fundos estruturais europeus, o Governo pode estar a apostar igualmente numa pasta económica, o que explica que Elisa Ferreira também tenha sido chamada para conhecer pessoalmente a presidente eleita da Comissão.
Pedro Marques foi eleito em maio para o Parlamento Europeu, enquanto Elisa Ferreira foi eurodeputada durante 12 anos.
Portugal é um dos nove Estados-membros que ainda não oficializaram a sua escolha para a composição da próxima Comissão Europeia.