Era o segredo mais bem guardado da São Caetano à Lapa: Rui Rio não será cabeça de lista do PSD pelo Porto, ao contrário do que o Expresso chegou a noticiar. Na quinta-feira, o líder distrital do Porto ainda estava convencido de que Rio ia encabeçar a lista, mas o caminho é outro. O líder social-democrata cedeu o primeiro lugar a Hugo Carvalho, de 28 anos, presidente do Conselho Nacional de Juventude, para ele próprio ser o número dois naquele círculo eleitoral. O objetivo é dar o exemplo às restantes estruturas e fazer uma rutura com a habitual lógica partidária. “Se o atual sistema não funciona”, diz fonte da direção do partido ao Expresso, “é tempo de fazer diferente”.
A revolução na filosofia da escolha dos cabeças de lista do PSD surpreende também no círculo mais importante do país, onde se elegem mais deputados. Quando se especulava sobre a possibilidade de David Justino, vice-presidente do partido e um dos homens de maior confiança de Rio, assumir o lugar em Lisboa, o líder do PSD decidiu apostar noutra jovem pouco conhecida, mas com um sobrenome histórico: Filipa Roseta, arquiteta, vereadora da Câmara Municipal de Cascais e filha de Helena e Pedro Roseta.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)