Política

Fim dos contratos de associação: CDS quer ver o estudo que sustenta decisão

O CDS entregou esta tarde um requerimento para que o Governo envie à Assembleia da República o estudo em que fundamenta a decisão, que os centristas consideram “irrazoável”, de não renovar o contrato de associação com 39 dos 79 colégios particulares e cooperativos

O CDS quer ver o estudo em que o Governo diz ter fundamentado a sua decisão de não renovar os contratos de associação com metade dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com quem tinha esse vínculo.

Num requerimento entregue esta tarde na Assembleia da República, a deputada do CDS ( e coordenadora dos assuntos de educação) Ana Rita Bessa pede ao Governo que envie o documento aos deputados da Comissão Parlamentar de Educação. “Face à gravidade e impacto da decisão, tomada em final de ano letivo, e no sentido de procurar uma explicação para uma irrazoável decisão”, justifica.

O Governo anunciou na terça-feira que não renovará os contratos de associação a 39 dos 79 estabelecimentos de ensino particular e cooperativo que os tinham assinado. E revelou ter fundamentado a decisão num estudo realizado pelos serviços do ministério que concluiu que o nível de duplicação ma rede atinge os 73% das turmas em início de ciclo.