Zona de Impacto

Vamos falar da avaliação dos alunos? Há vantagens em manter os exames nacionais?

Nos dois últimos anos, por causa da pandemia de covid-19, os exames nacionais não contaram para a conclusão das disciplinas do secundário, mas apenas para o acesso ao ensino superior. Faz sentido que isto passe a ser regra daqui em diante? O tema é analisado e debatido neste episódio do Zona de Impacto pelos investigadores e alunos da Nova SBE Catarina Ângelo e Pedro Freitas e a professora Ana Balcão Reis

Nos dois últimos anos, os exames nacionais não contaram para a conclusão das disciplinas do secundário, mas apenas para o acesso ao ensino superior. A adaptação decorreu da pandemia, mas o ministro da Educação já se mostrou favorável a que esta passe a ser a regra. O problema é que assim se perde o efeito regulador sobre as notas dadas pelos professores em cada escola e acentua-se a subjetividade da avaliação, beneficiando uns e prejudicando outros, alertam investigadores da Nova SBE.

No quarto episódio do Zona de Impacto, um podcast do Expresso em parceria com a NOVA SBE (Nova School of Business and Economics), falamos com Catarina Ângelo e Pedro Freitas, investigadores e alunos de doutoramento na Nova SBE.

Porque esta é questão que toca alunos e docentes, junta-se a nós Ana Balcão Reis, professora associada da Nova SBE e especializada em Economia da Educação.

A moderação esteve a cargo da jornalista especialista em Educação Isabel Leiria.

Zona de Impacto apresenta 10 temas em 10 episódios ao longo de 2022. Alunos e professores da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) focam a análise nas suas grandes áreas de investigação. Das migrações à transição energética, do empreendedorismo ao futuro da educação, este é um podcast mensal para acompanhar nas apps e no site do Expresso