Torto e Direito Miguel Morgado

Miguel Morgado: “Estamos perante atentados ao Estado de Direito em Espanha neste momento e a estratégia de Sánchez é de fuga para a frente”

A crise em Espanha deixou de ser apenas governamental para se tornar uma ameaça ao próprio Estado de Direito, alerta Miguel Morgado. Para o comentador, Pedro Sánchez lidera uma máquina política envolvida em escândalos que exigem uma resposta clara da esquerda portuguesa, tradicional aliada do PSOE. Oiça aqui o Torto e Direito da SIC Notícias

Neste episódio de Torto e Direito, Miguel Morgado analisa os ataques dos EUA e de Israel ao Irão, contextualizando o conflito histórico que remonta à Revolução Islâmica de 1979. Destaca ainda a transformação do Irão num regime repressivo e a sua crescente influência regional, vista como uma ameaça por vários países árabes.

Morgado também aborda a crise política em Espanha, com Pedro Sánchez e José Luis Zapatero envolvidos em suspeitas de corrupção e ligações à Venezuela. Morgado critica o silêncio da esquerda portuguesa e alerta para os riscos ao Estado de Direito.

Por fim, discute a liderança europeia na NATO, com foco em Mark Rutte, e presta homenagem à filósofa Hannah Arendt, cuja reflexão sobre o mal serve de alerta para a degradação das instituições democráticas.

Um espaço de liberdade e espírito crítico 'a torto e a direito', com Miguel Morgado. À segunda-feira, na SIC Notícias, às 22h e no dia seguinte em podcast. Licenciado em Economia e doutorado em Ciência Política, Miguel Morgado foi assessor do primeiro-ministro entre 2011 e 2015 e, entre 2015 e 2019, foi deputado à Assembleia da República.