Neto do comendador Rui Nabeiro, o homem que deixou uma marca inquestionável sobre como fazer bem, ter lucro e ser sustentável (quando esta palavra ainda nem era tema), Rui Miguel Nabeiro é CEO do Grupo Nabeiro e a sua missão passa pelo desenvolvimento do negócio, dos colaboradores e das marcas do grupo, colocando a Delta Cafés no top 10 das maiores empresas de café do mundo. Herdou um Grupo considerado um exemplo na área da sustentabilidade — num estudo de mercado sobre as empresas mais responsáveis a atuar em Portugal, publicado pela Merco, a Delta Cafés aparece em primeiro num ranking de 100, com 10 mil pontos, quase o dobro da média de pontuação das empresas mencionadas no estudo.
Rui Miguel Nabeiro, admite que o desafio deixado à família é grande. “Quem herda é a família. Tenho a sorte e o privilégio que poucos tiveram de trabalhar 20 anos ao lado do meu avô. Ele segurava o leme sozinho. Nós partilhamos esta responsabilidade”. Porém, Rui confessa que acredita muito no espírito da família, de amizade e respeito, admitindo ser muito bonito terem recebido esta responsabilidade. “Se fizemos tudo tão bem nestes 60 anos, vamos continuar a fazer e a levar para a frente esta marca fantástica!”
Rui Nabeiro destaca o Fundo Social dos Colaboradores, que serve para apoiar os trabalhadores a nível de saúde ou financeiramente e sublinha a importância do coração Delta, criada pelos colaboradores à imagem do comendador que tanto fazia pela comunidade. “Têm um ATL que estimula o empreendedorismo, inclusive deu origem a um livro adotado por muitas escolas no país, certificado pelo Ministério da Educação”. O CEO do Grupo Nabeiro destaca ainda a parceria com onze estabelecimentos prisionais, dando trabalho a 70 reclusos que arranjam as máquinas de café. “Damos as peças, qualificamos e remuneramos os reclusos”.
O líder da Delta admite ser importante ganhar dinheiro. A sustentabilidade tem de ser, em primeiro lugar, económico-financeira, porque sem esse pilar o resto também não acontece, mas, defende, convicto: “não podemos ficar com os grãos todos na mão. O outro também tem de ficar feliz, tem de ganhar dinheiro”. Na sua opinião, a sustentabilidade não é só fazer doações. “É criar um posto de trabalho. É criar mais um negócio que seja atrativo e criar riqueza para a comunidade”.
Para o gestor o maior ativo do Grupo Nabeiro são as pessoas. Sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. “Por muito que se queira robotizar os serviços, são as pessoas que fazem a diferença”.
História inspiradora da semana
A história inspiradora desta semana é de uma startup portuguesa, a Noocity, que permite criar uma horta em empresas, escolas, condomínios, hotéis ou em casa. Tudo começou em 2013 quando três amigos resolveram criar uma horta no local onde trabalhavam, no Porto. A ideia germinou, deu frutos. Em 2015, a empresa lançou o seu produto-estrela, a Noocity Growbed, uma cama de cultivo inteligente com sistema de sub-irrigação, cujo financiamento foi apoiado por crowdfunding, tendo as encomendas começado então a chegar dos quatro cantos do planeta. Hoje a empresa tem hortas instaladas no Palácio de Belém, em Lisboa, no Hotel Crown Plaza, no Porto, Sheraton, em Casacais, na Porto Business School, na La Prairie du canal, em Paris, que fazem parte de uma carteira de mais de 1000 clientes, entre particulares e corporativos.
Desenvolveram um equipamento técnico inteligente para a instalação de uma horta chave na mão em qualquer superfície urbana. Uma forma de trazer o campo para a cidade. A Noocity tem ainda o programa liga-te à terra que promove atividades regulares com foco na ecologia, relações humanas e qualidade de vida no trabalho, afinal poderão aprender mais sobre o cultivo e a colheita natural dos alimentos e partilhar experiências reais na interação com a natureza. Uma forma de fomentar a transição ecológica das empresas que se preocupam com os trabalhadores e com o planeta, promovendo hábitos mais sustentáveis dentro da própria organização. Uma forma de levar toda uma comunidade a ser um agente da mudança. Escolhemos esta história porque uma horta é sempre um passo para nos tornarmos mais sustentáveis. É mais uma semente plantada na missão da sustentabilidade a que todos nos propomos.
'Ser ou não ser' é um podcast semanal sobre o mundo da sustentabilidade, da ecologia e da responsabilidade. A cada episódio, mergulhamos em tópicos relevantes, desde práticas individuais até iniciativas globais, com convidados apaixonados por este tema. Damos voz a líderes de empresas, ativistas, empreendedores e especialistas, para partilharem experiências e soluções inovadoras para um futuro mais sustentável. 'Ser ou Não Ser' é um podcast do Expresso SER, com moderação da jornalista Teresa Cotrim e o convidado residente Frederico Fezas Vital, professor e consultor na área da inovação social, impacto e empreendedorismo. A coordenação está a cargo de Pedro Sousa Carvalho.