Perguntar Não Ofende

É desta que teremos novo aeroporto? Maria do Rosário Partidário, coordenadora da Comissão Técnica Independente, responde a Daniel Oliveira

Em outubro de 2022, o governo decidiu que fosse criada uma Comissão Técnica Independente para coordenar e realizar uma avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto. Professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Planeamento do Urbanismo e Ambiente, Maria do Rosário Partidário é especialista em avaliação ambiental estratégica e coordenou a comissão. É a convidada de hoje do Perguntar Não Ofende, de Daniel Oliveira

TOMAS ALMEIDA

Já teve 17 localizações possíveis, muitos estudos, enormes debates, grandes paixões. Até provou uma crise política entre o atual primeiro-ministro e o recém-eleito líder do Partido Socialista. Há qualquer coisa neste tema que provoca bloqueios que são quase um símbolo do bloqueio nacional. Poderíamos condensar muitos dramas nacionais neste: interesses políticos, académicos, empresariais e especulativos e um Estado tecnicamente impreparado e politicamente pouco corajoso. A que se junta, desde 2012, a privatização de mais um monopólio que retira ao país qualquer capacidade de decidir o seu futuro.

Em outubro de 2022, o governo decidiu que fosse criada uma Comissão Técnica Independente para coordenar e realizar uma avaliação ambiental estratégica. A sua independência foi realmente garantida e ficou determinado que os dois principais partidos, que já mudaram, qualquer um deles, várias vezes de posição, esperassem por estas conclusões para chegarem a um acordo político. As escolhas técnicas, com os critérios pré-determinados, recaíram preferencialmente sobre Alcochete e Vendas Novas. Não foi preciso esperar um mês para que a guerrilha política voltasse, com o partido que privatizou a ANA e a que pertence o ex-governante e presidente do Conselho de Administração da empresa, especialmente ativo por estes dias, anunciasse a criação de um grupo de estudo para estudar o relatório deste grupo de estudo e deixar claro que não dirá nada sobre o tema antes das eleições.

Mas não são nestas aventuras e desventuras políticas que me concentrar na próxima hora. É nas conclusões deste relatório e todas as questões que levanta. Professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Planeamento do Urbanismo e Ambiente, Maria do Rosário Partidário é especialista em avaliação ambiental estratégica e presidiu a esta Comissão Técnica Independente.

TOMAS ALMEIDA

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios: