Pedro Siza Vieira sublinha o facto de Portugal ter conseguido voltar a convergir com a União Europeia nos últimos anos e que “a economia correu bastante melhor do que se podia antecipar.”
“Portugal foi batendo as expectativas ao nível de emprego e de contas públicas”
O advogado considera que houve progresso na redução das desigualdades e da pobreza, embora haja ainda 17% da população abaixo do limiar de pobreza. E refere que “não é possível pagar salários europeus quando as empresas portuguesas cobram preços de terceiro mundo”.
Quanto ao futuro, Siza Vieira acredita que o país tem de reduzir a sua dependência do exterior, reduzir os impostos e melhorar os serviços públicos, mas não se pode fazer tudo ao mesmo tempo. E avisa que a “mudança de governos promove a interrupção de investimentos e dinâmicas estabelecidas anteriormente”.
O próximo governo, quer seja liderado por Pedro Nuno Santos ou Luís Montenegro, terá muitos desafios, mas o ex-ministro acredita que nenhum deles vai abadonar o controlo do défice e da redução da dívida que vem dos governos de António Costa. “Qualquer Governo que venha a seguir não vai ter uma atitude irresponsável.“
Este episódio teve a moderação de João Vieira Pereira e João Silvestre e foi gravado ao vivo no Festival de Podcasts do Expresso a 5 de janeiro.
Ouça mais episódios: